pressão na linha - blog post Sonatural
Blog Sonatural

Põe a pressão na linha

Oct 04, 2023

Nos dias de hoje, são muitas as preocupações e pressões que afetam a forma como vivemos o nosso dia-a-dia e nos sentimos em relação a isso, seja no campo pessoal, profissional ou familiar.  Mas relaxa, deixa a pressão connosco. 

Neste artigo de blog, apresentamos-te 8 dicas para cuidares da tua saúde mental e aprenderes a gerir a pressão do dia-a-dia de forma mais leve.

Organiza a tua semana/mês e define prioridades  
Planear as tarefas do teu dia vai permitir-te ter tempo para as concluir os teus to do’s sem a ansiedade de teres de o fazer à pressa. Desta forma, vais ser capaz de reagir e te adaptar mais facilmente às situações inesperadas que surjam.

Não tenhas medo de delegar ou pedir ajuda
É essencial saber gerir e distribuir tarefas para não te sentires assoberbado e acabares a “pôs os pés pelas mãos” com o teu dia. Só o facto de partilhares responsabilidades ou pedires ajuda vai fazer-te respirar melhor!   

Faz pausas ao longo do dia
Fazer uma pausa é crucial para o nosso bem-estar. Se te sentires irritado ou cansado vais sentir a pressão com muito mais intensidade, o que afeta a tua produtividade. Organiza-te e faz pequenas pausas ao longo do dia, a cada 90 minutos. Lembra-te: corpo são, mente sã!

Reserva um tempo de lazer para ti
Reserva alguns minutos do teu dia para ti para relaxares. Faz atividades que te deixam feliz e te permitem desligar das preocupações e obrigações do dia-a-dia. Caminhar na natureza, fazer meditação ou alongamentos, experimentar uma coisa nova, ler um livro ou estar com a família e amigos são excelentes formas de reduzir a ansiedade e pensar apenas no momento presente.

Pratica desporto
A prática de exercício não só estimula o teu corpo, aumenta os níveis de energia e alivia o stress, como faz com que o nosso corpo liberte serotonina, conhecida como a hormona da felicidade, e endorfina, responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.

Há muitas formas de te manteres ativa/o, seja ir correr de manhã ou ao final da tarde, fazer yoga ao ar livre, dar uma caminhada, ir ao ginásio, fazer aulas online ou praticar uma modalidade desportiva. O difícil é escolher!

Cria uma rotina de sono saudável
É importante criares condições para uma rotina de sono saudável e, desta forma, ter um sono reparador. Podes pôr em prática pequenas estratégias como deitar-te cedo e à mesma hora e não mexer no telemóvel ou computador 30 minutos antes de te ires deitar. Se preferires, podes acender uma vela, ler um livro ou ouvir uma música relaxante.

Faz um detox digital

Quantas vezes deste por ti a passar demasiado tempo à frente de um ecrã, com os olhos cansados e a sensação de estar imerso num ciclo vicioso e pouco saudável? Larga o telemóvel e faz outras coisas que te deem prazer.

Mantém uma alimentação saudável e variada

Comer bem não tem a ver apenas com uma boa forma física, mas com o bem-estar geral. Desenvolver bons hábitos alimentares, como levar uma alimentação variada e equilibrada, é meio caminho andado para te sentires bem e com energia, mas não só! Também influencia bastante o bom funcionamento da mente. Isto porque muitos alimentos, como os vegetais e a fruta, contêm elementos essenciais para evitar desajustes como a depressão e variações de humor.

Mas afinal, como é que seguir uma boa alimentação tem impacto na Saúde Mental?

  • Aumenta a função cerebral: pode ajudar a melhorar a função cerebral e aumentar a concentração;
  • Reduz a inflamação: alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, legumes e nozes, ajudam a reduzir a inflamação e proteger o cérebro;
  • Regula o açúcar no sangue: ajudar a evitar a variação de açúcares no sangue, que pode afetar negativamente o humor e o bem-estar;
  • Melhora o sono: alimentos ricos em triptofano, como ovo, leite e frango, ajudam a melhorar a qualidade do sono e a regular o ritmo circadiano, o que influencia a produção de serotonina e dopamina;
  • Melhora a microbiota intestinal: o consumo de alimentos ricos em fibra contribui para a regulação da microbiota intestinal.

Não sabes por onde começar? Nós ajudamos-te!

  • Evita comida processada: alimentos processados geralmente são ricos em açúcares, gorduras saturadas e conservantes!
  • Mantém horários regulares de refeições: ajuda a manter os níveis de energia e a estabilidade de humor;
  • Mantém-te hidratado/a: o ideal é beberes entre 1,5l a 2l de água por dia. Tem sempre uma garrafa de água contigo, ajuda a que bebas mais água;
  • Pratica a moderação: evita comer grandes quantidades de alimentos açucarados ou gordurosos regularmente e opta por comer só de vez em quando;
  • Inclui fruta e vegetais na tua alimentação diária: a fruta e os legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibra, o que contribui, positivamente, para a nossa saúde física e mental!

E nada melhor do que os nossos sumos e shots 100% naturais, feitos apenas com fruta e legumes, para a tua dose diária de vitaminas e antioxidantes!  Criar hábitos alimentares nunca foi tão fácil. 😉

Articles Liés
Dá mais fibra às tuas manhãs

Dá mais fibra às tuas manhãs

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Plat du jour : Je n'ai pas le temps de cuisiner

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Astuces pour un petit-déjeuner sain et rapide