Uma fauna de probióticos para a tua flora
Blog Sonatural

Uma fauna de probióticos para a tua flora

Aug 25, 2022

Ora bem, e essa flora intestinal, anda equilibrada? Pode parecer-te uma pergunta estranha, mas a flora intestinal é fundamental para a nossa saúde e para as nossas defesas. Por isso, convém que andes em cima dela para ver se está controlada. É aqui onde os probióticos entram para te ajudar. 

 

Mas primeiro, apresentamos-te os probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos, presentes no intestino, que contribuem para a saúde geral do organismo. 

Podes encontrá-los em vários alimentos fermentados, alimentos, medicamentos e em suplementos. 

 

O ABC da flora intestinal

O intestino tem milhares de micro-organismos diferentes. São bactérias, fungos, vírus e entre outros. Isto tudo junto constitui a flora intestinal e é daqui que retiramos a energia dos alimentos e que sintetizamos as vitaminas essenciais.

 

A flora intestinal também é responsável pelo funcionamento da tua digestão, pela defesa contra micro-organismos nocivos e ainda facilita a absorção de minerais como o magnésio, cálcio e ferro. Além deste trabalho todo, é também graças a ela que o sistema imunitário distingue as substâncias benéficas das prejudiciais. 

E pois claro, com um trabalho tão importante, a flora intestinal tem influência no teu organismo, desde o controlo do apetite ao humor.

 

Os problemas de uma flora desarranjada

Há várias coisas que podem desequilibrar a tua flora: má alimentação, medicação ou até a genética. A longo prazo, este desequilíbrio pode contribuir para o desenvolvimento de diversas patologias como a diabetes, obesidade, cancro e doenças intestinais. Mas calma, nada temas. Os probióticos estão aqui para te ajudar.

 

Probióticos: os super micro-organismos

Pequenos em teoria, gigantes na prática. Os probióticos fortalecem o sistema imunitário, promovem a absorção de nutrientes e melhoram a digestão. Ainda ajudam a diminuir os níveis de colesterol e a regular o trânsito intestinal. 

E uma vez que ajudam a equilibrar a flora intestinal, também são bons para prevenir e combater doenças intestinais.

 

Um aliado contra as doenças intestinais

Nos últimos anos, os probióticos ganharam destaque no alívio dos sintomas de doenças como a doença de Crohn, a colite e a síndrome do intestino irritável. Apesar de precisarmos de mais provas científicas, já existem estudos que mostram uma ação benéfica dos probióticos na melhoria dos sintomas destas doenças.

A Colite é uma inflamação intestinal que provoca alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre. Já a doença de Crohn é uma inflamação crónica que pode atingir qualquer região do tubo digestivo com formação de úlceras. Ao ajudar a reduzir a inflamação do trato gastrointestinal, os probióticos têm sido utilizados no controlo destas doenças. Igual para o síndrome do intestino irritável. Uma doença do trato gastrointestinal com sintomas de dor abdominal, alteração do padrão de fezes, distensão abdominal e desconforto. 

 

Gosto, quero, mas onde é que posso encontrar?

Há para todos os gostos. Em comprimidos, adicionado a produtos alimentares ou até mesmo através do consumo de probióticos naturais. E claro, no teu Sonatural.

 

Ah pois é, os sumos de Culturas Vivas da Sonatural contêm o número de bactérias boas que devemos ingerir diariamente. Uma mistura da pressão da fruta fresca com 1000 milhões de Culturas Vivas (CFU*). O resultado são 2 shots de Culturas Vivas e 2 sumos de Culturas Vivas refrescantes, fáceis de digerir e que reforçam as tuas defesas, ideais para consumires diariamente.

 

Agora, é alternar os nossos shots com alimentos probióticos. Os alimentos fermentados, como é o caso do iogurte, kefir, leite fermentado, pickles e alguns queijos de pasta dura com maior grau de fermentação são bons exemplos. Eles têm uma maior influência no equilíbrio da flora intestinal. 

 

Mas lembra-te, nada disto funciona de um momento para o outro. Não há milagres. Os probióticos são uma óptima ajuda, mas o segredo é manteres uma dieta equilibrada constantemente.

 

* Colony-Forming Unit. A CFU is defined as a single, viable propagule that produces a single colony (a population of the cells visible to the naked eye) on an appropriate semisolid growth medium.

pressão na linha - blog post Sonatural

Põe a pressão na linha

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?