Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido
Blog Sonatural

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

May 02, 2023

 

Já é cliché ouvir “o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”. Mas por muito que digam isto, esta refeição continua a ser deixada de lado. O problema é que ao não tomarmos um pequeno-almoço saudável, estamos a comprometer a nossa saúde e bem-estar.

 

Manhãs a meio gás? Mete mais energia nisso

Não há nada melhor que quebrar o jejum com um pequeno-almoço saudável com tudo aquilo que tens direito: energias que voltam a pôr o teu organismo a trabalhar. Saltar esta refeição é igual a não teres o motor a trabalhar como deve ser. Que neste caso se traduz em sonolência e dificuldades de concentração.

“Ah e tal, não tomar o pequeno-almoço ajuda a perder peso.” Não, está errado! Comer logo de manhã evita o excesso de fome à hora do almoço. Sem acrescentar que ainda está associado à redução do risco de doenças cardíacas. Por isso, não há dúvidas: o pequeno-almoço é para se tomar. Mas não basta comer, é preciso comer bem.

 

Não deixes o teu pequeno-almoço a pão e água

Afinal o que é preciso comer para sair de casa em condições? Então, um bom pequeno-almoço deve meter o organismo a funcionar como deve ser. E para isso precisa de vitaminas, minerais, proteína, fibra, hidratos de carbono e gorduras.

Por outras palavras, é comer cereais e derivados, laticínios ou substitutos e fruta. Visto que o nosso corpo é composto por 70% de água, também convém beberes um copo ou outro para repores os níveis de hidratação.

Sim, as manhãs são sempre atarefadas. Mas isso não pode ser desculpa. Para te facilitar a vida, partilhamos contigo algumas ideias de pequenos-almoços saudáveis para ti e para toda a família.

 

Pequeno-almoço para os que andam a mil

Para os sprinters das manhãs, temos duas soluções. Iogurte natural com flocos de aveia e fruta, ou falas com o liquidificador e fazes um smoothie de fruta. Em 5 minutos tens tudo o que precisas para começar bem o dia.

 

O pequeno-almoço dos campeões

Se é energia que procuras, as papas de abacate são uma boa opção. Tritura o abacate com uma banana e bebida vegetal. Depois basta finalizar com amoras e pepitas de cacau e já está: estás pronto para enfrentar o dia com esta bomba energética.

 

É de manhã que se começa a beber (sumos naturais e verdes)

Quem disse que o simples tem de ser aborrecido? De certeza que não foi uma pessoa que começa o dia com sumos naturais ou sumos verdes.

Para os naturais, experimenta o nosso sumo de beterraba. Só fruta e vegetais, sem adição de água, açúcar ou conservantes! Para dias com mais tempo, podes colocar no liquidificador uma beterraba pequena, uma cenoura, uma maçã vermelha com casca e água. Depois é só acompanhares com uma sandes de pão integral com queijo fresco e fica um mimo.

Com os sumos verdes a conversa é outra.  Já provaste o nosso sumo de pepino e aipo?  Uma combinação de maçã, pepino, aipo, espinafres e limão. A mistura de frutas e vegetais põe o teu organismo a trabalhar e a desintoxicar-se. É começar cedo a ser produtivo. Ao fim de semana, fica o desafio: cria a tua própria receita com vegetais de folha verde-escura, fruta, legumes como a abóbora e até raízes como a cenoura e a batata-doce! Também podes colocar sementes nos teus sumos verdes para ficarem ainda mais nutritivos. Parece uma grande misturada, mas confia em nós. Os teus pequenos-almoços nunca mais vão ser iguais.

 

Como vês, o que não faltam são boas receitas para os teus pequenos-almoços saudáveis. O truque é só planear tudo com antecedência. Se conseguires fazer isso, é garantido que não vais ter vontade nenhuma de saltar esta refeição tão importante.

pressão na linha - blog post Sonatural

Põe a pressão na linha

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?