Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?
Blog Sonatural

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?

May 02, 2023

Para quem quer manter a linha e levar uma vida saudável, não há hipótese. É essencial comer fruta. Como já todos sabemos desde pequenos, tem alto valor nutricional, ajuda a prevenir doenças como a diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Mas mesmo com tantas coisas boas, os portugueses ainda não vão com sua a cara. Pelo menos, na quantidade que deviam. Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e da Atividade Física de 2017, a quantidade de fruta por dia consumida pelos portugueses é inferior à recomendada. Em média, consumimos menos 7% de fruta do que o indicado na roda dos alimentos.

 

Nem é 8 nem é 80. O valor certo é 20%

Segundo os estudos, 20% do nosso consumo energético diário deve vir da fruta. Contas feitas, é mais ou menos 3 ou 5 porções, de 160 gramas cada. 

Já que temos de comer, então que seja fruta da época. É que o seu sabor e riqueza nutricional estão no ponto. Mas não precisas de comer o mesmo até enjoar. Vai variando. Até porque incluir frutas diferentes na alimentação faz com que tenhas outro tipo de vitaminas e nutrientes. É ótimo estares cheio ou cheia de vitamina C, mas também convém teres um pouco das outras.

 

Fruta: o aliado da alimentação

Quem come fruta tem um forte aliado na prevenção da obesidade, na sensação de saciedade e ainda leva um alimento baixo em gorduras. Mas não se fica por aqui. A juntar a estes benefícios, ainda podemos falar da contribuição para a redução do risco de doenças cardiovasculares, a prevenção da diabetes e diversos cancros. E para quem já está cansado de tantas vantagens, vamos fazer uma pausa para retomar o fôlego...

 

Já está? É que ainda falta o facto de reforçar o sistema imunitário, regular a flora intestinal e a pressão arterial, e até prevenir doenças como o Alzheimer. Parece bom de mais, mas é verdade. Uma pequena peça de fruta pode fazer toda a diferença.

 

Fruta rica ou rica fruta?

Na verdade, é os dois. Mas vamos ser mais técnicos.

 

Frutas ricas em proteínas

Já sabes que sem energia não vais a lado nenhum. Então o teu corpo precisa obrigatoriamente de proteínas. São elas que atuam na estrutura e função das células, órgãos e tecidos do corpo humano, e ainda contribuem para o desenvolvimento dos músculos, ossos, pele e cabelo. Para mais informações, contactar os principais fornecedores de proteínas: o abacate, o alperce, o kiwi e as amoras.

 

Frutas ricas em ferro

Se há algo que as células gostam, é de ferro. É ele o responsável pelo seu crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Se tens oxigénio nas células, é graças ao ferro, com impacto direto nos teus níveis de energia ou fadiga! Por isso, agradece bem ao ferro. E a melhor forma de agradeceres é ao comer mais maçãs, bananas, laranjas, abacates, morangos e mirtilos.

 

Frutas ricas em cálcio

Ossos rijos? Fala com o cálcio: o mineral essencial para a saúde dos teus ossos. Ele contribui para a prevenção de doenças como a osteoporose e está presente na manga, kiwi, laranja e pêra, bem como nas uvas e nas amoras pretas.

 

Frutas ricas em potássio

Do coração aos músculos, o potássio está em todo o lado. Está envolvido na regulação do ritmo cardíaco e tensão arterial, bem como nas contrações musculares e impulsos nervosos do corpo. E como se não bastasse, ainda elimina toxinas.

Quando falamos de potássio, a banana é a grande estrela. Conhecida por ser uma das frutas mais ricas em potássio, contém 430 miligramas de potássio por cada 100 gramas. Mas existem mais: o abacate, o kiwi, o damasco e a nêspera.

Agora já sabes porque é que vários atletas consomem bananas antes, durante e depois de uma atividade física.

 

Depois desta grande salada de fruta, já tens as bases todas para manteres uma dieta saudável, rica e variada. Agora já não há desculpas.

 

 

pressão na linha - blog post Sonatural

Põe a pressão na linha

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido