Açúcar, O VILÃO DA ALIMENTAÇÃO?
Blog Sonatural

Açúcar, O VILÃO DA ALIMENTAÇÃO?

Feb 14, 2023

Desde infância, somos atormentados com o monstro do açúcar: nos doces, nos bolos, nas bolachas... Basicamente em tudo o que as crianças gostam. No entanto, o açúcar é uma peça chave para o bom funcionamento do organismo do ser humano.

Vamos mostrar-te o outro lado do açúcar e assim tiras as tuas próprias conclusões. Curioso?

 

Açúcar, porque é importante?

Tal como o carro não anda sem gasolina ou energia, também não é possível viver sem hidratos de carbono como o açúcar. Ele contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Além disso, ainda te dá um boost de energia quando mais precisas. Para os mais curiosos, o açúcar deve ser integrado na nossa dieta, fornecendo entre 45% a 65% da energia diária.

Açúcar, onde estás tu?

Podemos encontrar o açúcar de diversas formas e feitios. Mas vamos por partes.

Sabias que o açúcar não é branco por natureza? O açúcar branco, o dos pacotinhos de café, passa por inúmeros processos químicos de refinamento. Nesta forma processada, também é comercializado como adoçante e adicionado a vários produtos que consumimos (mesmo aos que não são doces). Por estar presente em tantos alimentos, é com este açúcar que deves ter um cuidado especial.

O próximo é o açúcar mascavado, também conhecido na gíria como açúcar amarelo devido à sua elevada percentagem de melaço. Como não passa com muitos processos químicos, consegue preservar as suas propriedades nutricionais contribuindo para a nossa saúde.

Por fim, o puro dos puros! Falamos obviamente do açúcar proveniente diretamente da planta cana de açúcar. O tão aclamado de “açúcar verde”. Este contém todas as suas propriedades na sua melhor forma. Assim como deve ser.

Açúcar nos alimentos, é possível?

Sim, o açúcar é um senhor muito viajado e por isso dá a volta à roda dos alimentos. Na fruta e mel, encontrou a Frutose e a sua meia irmã Sacarose. Seguiu o seu caminho e deparou-se com os leites e queijos pastosos: ou seja, a Lactose. E no final, juntou-se aos cereais, seus derivados e aos tubérculos com o Amido.

Açúcar: um tipo simples ou complexo?

A vida não é só a preto nem só a branco. E a vida do açúcar não é exceção. Os açúcares simples são absorvidos mais rapidamente, como é caso da Lactose e na Frutose. Já os açúcares complexos são absorvidos mais lentamente, através da ingestão do Amido (que é como quem diz, da batata, leguminosas e cereais e entre outros).

No entanto, o simples é matreiro e consumido em excesso provoca problemas no corpo e na mente. É que ele pode acelerar doenças cardiovasculares e obesidade.  Isso quer dizer que é perigoso comer fruta no nosso dia-a-dia? Faz scroll para baixo e tira as tuas dúvidas.

Mas a fruta é boa, má ou vilã?

A fruta é rica em açúcares simples, mas não só. Também tem várias vitaminas, minerais e fibras que são importantes para a saúde. Para além de, já sabes, te dar a energia que precisas.

Felizmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o açúcar da fruta não representa um risco para a saúde. A chamada “frutose”, sendo simultaneamente um açúcar natural e um hidrato de carbono simples, deve entrar na contagem diária de açúcares simples consumidos.

 

Mas agora chega de teoria. Vamos à prática!

Aqui, partilhamos contigo as frutas com menos açúcar e que são algumas das estrelas dos sumos Sonatural.

 

1| Limão
Pode ser mentira, mas para os mais distraídos, sim, o limão tem açúcar. Menos de uma grama por unidade. Graças a todas as suas propriedades e benefícios, está presente em vários dos nossos sumos naturais de fruta.

2 |Abacate

O fruto da moda. Os seus nutrientes têm pouco mais de duas gramas de açúcar por cada porção de 100 gramas!  É por isso que é um dos nossos frutos preferidos. Ok vá, é por isso e pelo sumo de abacate Sonatural.

3 |Frutos vermelhos

Morangos, framboesas, amoras e mirtilos são alguns dos frutos com mais estilo. Ricos em antioxidantes e cheios de fibra, têm entre 5 gramas a 7 gramas de açúcar por cada 100 gramas. 

4 |Melancia

A rainha do verão. Principalmente no nosso sumo de melancia. Tem alta percentagem de água e apesar da doçura contém apenas 5,5 gramas de açúcar em cada 100 gramas. 

 

O veredito final

O açúcar é essencial para o nosso corpo, mas não de todas as maneiras. É por isso que é importante controlar o seu consumo. E nesse campo, não há dúvidas. Naturalmente, é sempre melhor o açúcar que é só natural.
pressão na linha - blog post Sonatural

Põe a pressão na linha

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Prato do dia: não tenho tempo para cozinhar

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Dicas para pequeno-almoço saudável e rápido

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?

Quando é muita fruta, será que é demasiada fruta?