Superalimentos e o poder dos antioxidantes numa só dentada
Blog Sonatural

Superalimentos e o poder dos antioxidantes numa só dentada

Aug 25, 2022

Sim, os superalimentos existem e estão onde menos esperas. Alguns dos superalimentos mais poderosos podem até já estar na tua cozinha, à tua espera. Os superalimentos são muito populares, sobretudo, para os fãs de uma vida mais saudável. Mas vamos à verdade: quem são eles? E o que é que têm de tão especial para entrar na categoria de super-heróis? Tanta pressão… calma. Explicamos tudo.

Super… quê?: a introdução que precisas aos superalimentos

Com alto teor em fitonutrientes, os superalimentos concentram muitos nutrientes em pequenas quantidades. São bons para a saúde em geral e têm benefícios além dos nutricionais.

Além disso, podem ser ricos em fibras e melhorar o trânsito intestinal ou conter muitos ácidos gordos ómega-3, 6 e 9, que favorecem o sistema cardiovascular. Podem, ainda, ter um alto teor em vitaminas e minerais antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e as doenças degenerativas. Mas como funcionam os antioxidantes no nosso organismo?

Está na hora de chamar os antioxidantes a palco

Os antioxidantes são substâncias químicas que ajudam a travar os danos causados pelos radicais livres. Ou seja, as moléculas que danificam as células,  que aceleram o envelhecimento e causam várias doenças. 

Os radicais livres também são criados pelo organismo naturalmente, devido ao metabolismo celular. No entanto, a produção pode aumentar em resposta a fatores como, por exemplo, poluição ou uma dieta rica em fritos.

Mas sabias que produzimos naturalmente antioxidantes? É verdade. Só que ainda assim nem sempre chega. E, nesses casos, há que pedir uma ajuda extra aos antioxidantes que podemos conseguir da alimentação.

Mas quais são os antioxidantes e onde é que estão?

De um modo geral é fácil encontrá-los: nas frutas, vegetais e, por exemplo, em grãos integrais. Mas para os conhecermos melhor, mais vale passarmos às apresentações:

  • Vitamina E. Esta vitamina com poder antioxidante encontra-se nos óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais, sementes, nozes.
  • Vitamina C. É famosa esta vitamina, não é? E como já sabes encontra-se nos citrinos. Mas não só: também está nos morangos, pimentos, tomates, brócolos, batatas.
  • Vitamina A. Esta é uma vitamina que podes encontrar na batata-doce, cenouras, leite ou gema de ovo, por exemplo.
  • Carotenoides. Os carotenoides são grandes aliados da alimentação e estão na batata-doce, cenouras, tomates, couve-de-bruxelas, abóbora, brócolos.
  • Zinco. Um mineral importante que podes encontrar nos frutos do mar, carnes magras, leite, frutos secos.
  • Selénio. Ora aqui está outro mineral a incluir na cozinha e que podes encontrar nos frutos do mar, carnes magras, cereais integrais.
  • Cobre. À procura de incluir mais este mineral nas refeições? Procura-o nos frutos do mar, carnes magras, leite, frutos secos.
  • Flavonoides. São poderosas substâncias que podes encontrar em chás, citrinos, vinho tinto, cebola, maçãs.

Agora que já és um guru dos superalimentos, estás a sentir a pressão de melhorar essa alimentação? Esperamos que sim. Só para dar uma ajuda extra, deixamos-te aqui o nosso top dos 5 superalimentos mais poderosos.

 

Os 5 superalimentos mais poderosos 

1 | Açaí

Uma pequena baga vinda da Amazónia que tem um sabor um pouco amargo. É muito consumida em batidos, papas ou smoothies. E o nosso smoothie de açaí é uma combinação única com a frescura do açaí e a doçura natural de diversas frutas.

2 | Abacate

O superalimento da moda. Versátil, pode ser comido ao natural ou usado em preparados, como o famoso guacamole. Podes adicionar a saladas, usá-lo para barrar em tostas ou bebê-lo. Já experimentaste o nosso sumo de abacate?

3 | Frutos vermelhos

Um grupo que inclui frutos como os morangos, framboesas e mirtilos. São perfeitos ao natural e podem ser adicionados a iogurtes, saladas ou a uma variedade de confeções. E quem diz confeções, também diz sumos bem frescos como o nosso sumo de frutos vermelhos.

4 | Romã

Pouco calórica e diurética, é o superalimento da perda de peso. Consome-se ao natural, em saladas e em diversas preparações culinárias. A nossa forma preferida? Um sumo de romã, claro.

5 | Gengibre e Curcuma

São ambas raízes e têm muitos benefícios para a saúde. O gengibre é proveniente da China, enquanto a curcuma (turmérico) tem origem na Índia e Indonésia.

O gengibre e a curcuma são muito usados como tempero e até em chás. Mas não só. Os nossos shot de gengibre e shot de turmérico e pimenta cayenne, por exemplo, são ideais para começar o dia de forma nutritiva.

 

Agora é preciso que saibas: os superalimentos podem ser grandes aliados, mas não são milagrosos. E, claro, não substituem hábitos saudáveis consistentes.  Ainda assim, é bom poder contar com eles sempre que precisas de um estímulo extra.

Uma fauna de probióticos para a tua flora

Uma fauna de probióticos para a tua flora

Um toque ácido nunca fez mal a ninguém

Um toque ácido nunca fez mal a ninguém

Por um planeta mais Sonatural

Por um planeta mais Sonatural