Por um planeta mais Sonatural
Blog Sonatural

Por um planeta mais Sonatural

Apr 29, 2022

O nosso nome diz tudo. Só fazemos produtos de forma 100% natural. Então pode parecer-te estranho que os nossos sumos sejam embalados em garrafas de plástico, em vez de vidro e tampa de metal. Parece pouco natural. Mas explicamos-te o porquê.

                       

Mas ainda usam garrafas de plástico. Porquê?

É uma questão de peso, ou melhor, de pressão. O processo HPP que utilizamos para preservar os sumos naturais só funciona com embalagens de plástico. As garrafas de vidro rebentariam com a pressão. Under Pressure, lembras-te?

Só as embalagens de plástico garantem que os nossos sumos naturais chegam às tuas mãos com as características originais intactas. 

Ainda assim, não nos esquecemos do compromisso o ambiente. Pelo contrário, estamos alinhados com as estratégias da União Europeia para combater a poluição causada pelo plástico.

 

E que estratégias são essas?

Em Maio de 2019, a União Europeia aprovou uma diretiva para reduzir o impacto do plástico no ambiente e promover a transição para uma economia circular. 

As medidas começaram pela proibição do uso de alguns plásticos de utilização única até 2021, mas os Estados-Membros definiram objetivos maiores. Até 2025, as garrafas de plástico terão de conter pelo menos 25% de material reciclado. Aqui na Sonatural já ultrapassámos esse objetivo. 

 

Garrafas com 50% R-PET

As garrafas dos nossos sumos contêm pelo menos 50% r-PET (plástico PET reciclado). O PET é um plástico resistente e reciclável, utilizado para fabricar embalagens para bebidas e alimentos. Mas o r-PET é ainda melhor porque pode ser transformado em vários produtos, tipo materiais de isolamento e têxteis.

Além de as embalagens terem uma percentagem de material reciclado superior à exigida, a sua pegada de carbono é inferior à do vidro e são 100% recicláveis. É uma win-win situation. 

Mesmo assim, sabemos que é preciso fazer mais pelo ambiente. É por isso que não nos ficamos por aqui.

 

A sustentabilidade está nas nossas raízes

Aqui não distinguimos a fruta. Se é natural, nós usamos. Por isso, damos uma oportunidade à fruta e vegetais que não se vendem no retalho. 100% natural, 100% combate ao desperdício alimentar. 

Já as fibras que sobram dos produtos Sonatural são aproveitadas na agropecuária. É um bom empurrão para pôr a economia circular a mexer.

Só falta falar do sol. Estamos a trabalhar para que a energia utilizada na nossa fábrica seja exclusivamente solar. 

Está quase!

 

Na Sonatural, a saúde está sempre em primeiro lugar. Quer seja a tua, quer seja a do planeta. Este é o nosso compromisso.

Por isso, da nossa parte, espera por mais sumos naturais, mais shots funcionais, mais smoothies, mais saladas saudáveis e mais refeições rápidas. Sempre naturais, sempre Under Pressure.

Os shots que valem a pena virar

Os shots que valem a pena virar

Cold Pressed e HPP vs Pasteurização

Cold Pressed e HPP vs Pasteurização